Tarifa de energia elétrica de Campina Grande, Lagoa Seca e mais cinco cidades aumenta em média 4,36%

A conta de energia elétrica de Campina Grande e demais municípios atendidos pela Energisa Borborema vai ficar em média 4,36% mais cara a partir do dia 4 de fevereiro. Com o reajuste, aprovado nesta terça-feira (29) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores da baixa tensão terão correção de 4,60% e as unidades consumidoras de alta tensão, 3,81%.
O reajuste também foi confirmado pela Energisa Borborema. A concessionária de energia elétrica atende as cidades de Campina Grande, Boa Vista, Fagundes, Lagoa Seca, Massaranduba e Queimadas. São 210 mil unidades consumidoras nas seis cidades do interior da Paraíba.
De acordo com a Energisa Borborema, o principal motivo para o reajuste é o gasto com a geração de energia, um dos itens que compõem a Parcela A, e que não são de responsabilidade da concessionária de energia elétrica.
Ainda de acordo com a Energisa Borborema, uma das razões da elevação do custo da geração de energia foi o aumento da utilização de usinas térmicas, que geram energia mais cara. Em 2010, as térmicas correspondiam a 15,8% da matriz energética brasileira. Hoje, esse percentual está em quase 25%.
Blog de Márcio Rangel