Resumo da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Paulista desta terça (12)


Nesta terça-feira (12/02) os vereadores de Paulista estiveram reunidos ordinariamente na Casa Benedito Jerônimo dos Santos aonde deliberaram sob vários temas.

O Vereador Posidônio destacou uma informação da Cagepa sobre a qualidade da água servida população Paulistense, de acordo com a informação dada ao vereador, o sistema de tratamento d’água da cidade está funcionando em sua plenitude, sendo o precioso liquido completamente seguro para o consumo humano, e que, a qualidade da água é aferida a cada 15 dias pela companhia.

Na oportunidade o vereador ainda usou a Tribuna da Casa, para cobrar do Governo do Estado a expansão do abastecimento d’água do bairro Carlos Alberto Soares de Oliveira. Lider do Governo Municipal na Câmara o vereador disse que, para realização de tal obra, pode haver parceria entre os governos municipal e estadual, a exemplo da parceria com a Energisa para implantação do sistema de eletrificação no referido bairro.

Outro tema questionado na semana passado pelos vereadores, e que, foi novamente debatido na sessão desta terça (12) foi a reabertura do posto do DETRAN de Paulista, de acordo com o Vereador Amaral, o único fechado em toda a paraíba desde dezembro do ano passado. Amaral lamentou tal situação que causa grandes transtornos à população local, tendo em vista a necessidade de um cidadão Paulistense se deslocar até cidade de São Bento quando precisa dos serviços do Detran Estadual e, nem sempre é atendido a contento.

Ainda no plenário Vereador Severino Pereira Junior, o Vereador Cícero de Ademar fez um alerta sobre a passagem de veículos, principalmente ônibus escolares, sobre a parede do açude de Antônio Vigolvino na região do queimado, área rural do município, de acordo com Cicero, em tempos de chuva a parede do açude fica muito lamacenta e escorregadia colocando em risco a vida dos motoristas passageiros que precisam passar no local, pois a parede do referido açude é muito alta e o deslizamento de algum veículo poderia resultar em tragédia.

O vereador enviou requerimento ao prefeito Valmar Arruda, solicitando a construção de uma passagem mais segura por traz da parede do açude.

Os vereadores ainda apreciaram a aprovaram o por maioria de 5 a 2, o projeto de lei complementar 001/2019 de autoria do poder Executivo Municipal, revogando os parágrafos 1º, 2º e 3º da Lei Municipal 344/2013 ineridos pela lei municipal 417/2017.

De acordo com a justificativa, os dispositivos apreciados tratam da possibilidade de reduzirão da carga horaria de 40 para 30 horas semanais dos cargos de Enfermeiro e Técnico em Enfermagem, sendo os valores pagos proporcionalmente reduzidos. No entanto, o avigoramento da referida Lei tornou-se impraticável no município, diante ampliação do Serviço Público de Saúde prestado a população, havendo maior necessidade pública pela prestação dos serviços saúde.