Varejo da PB é o único do país que cresceu em dezembro e o 3º maior do NE no acumulado de 2018


A Paraíba foi o único Estado que apresentou crescimento no volume de vendas do varejo no mês de dezembro, em relação ao mês anterior. No acumulado do ano passado, o setor paraibano registrou a terceira maior taxa de crescimento do Nordeste. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os quais mostram que houve expansão de 2,2% do volume de vendas em 2018. Os estados do Rio Grande do Norte (6,8%), Maranhão (5,9%) e Paraíba (2,2%) apresentaram os maiores crescimento da Região, enquanto a média do país apresentou alta de 2,3%.

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, o volume de vendas do varejo de dezembro em relação ao mês anterior na Paraíba apresentou a única taxa de crescimento do país (0,4%) entre as 27 unidades da federação, incluindo o Distrito Federal. Além do país, que registrou um tombo de 2,3% nesse indicador, os demais 26 Estados e DF registraram retração em dezembro sobre novembro como Acre (-12,9%) e Amapá (11,9%) que lideraram a queda no país. 

Varejo ampliado – Os dados da pesquisa do varejo ampliado da Paraíba, que incluem os segmentos de veículos, peças e materiais de construção, mostraram recuperação mais forte no ano passado no acumulado de 12 meses com alta de 3,9%.

Três das oito atividades do varejo exerceram o maior impacto no comércio varejista em 2018: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo seguidos por outros artigos de uso pessoal e doméstico e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos. Por outro lado, combustíveis e lubrificantes exerceu o maior impacto negativo.

Já no comércio varejista ampliado, o bom desempenho de 2018 foi influenciado, principalmente, pela atividade de veículos, motos, partes e peças. Contudo, com o desemprego ainda elevado, a economia brasileira tem mostrado um ritmo de recuperação ainda lento no setor do comércio que depende de maior dinamismo do mercado de trabalho para apresentar índices positivos.