www.falapb.com - A notícia em primeira mão!
Publicado em:

Veja o perfil dos 36 deputados estaduais da Paraíba que assumem nesta sexta

Com renovação de 61%, os 36 deputados estaduais tomam posse nesta sexta-feira (1º) na Assembleia Legislativa da Paraíba. Dentre os novos nomes, pelo menos são herdeiros políticos de ex-deputados. O grande diferencial da nova bancada, no entanto, é o aumento da participação feminina.
Além das deputadas reeleitas Camila Toscano (PSDB) e Estela Bezerra (PSB), assumem uma cadeira na Assembleia nesta sexta-feira Cida Ramos (PSB), a mais votada de todos os candidatos que concorreram em outubro, Drª Paula (PP) e Pollyana Dutra (PSB), esta última ex-prefeita de Pombal, destaca reportagem do Jornal da Paraíba.
Novidades também com o aumento da bancada da bala, acrescida com a posse do delegado Walber Virgolino (PSL) e do cabo Gilberto (PSL), ambos do partido do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e que devem manter oposição ao governo João Azevêdo (PSB).
Da atual composição da casa, que inclui não apenas deputados eleitos em 2014, mas também os suplentes que assumiram ao longo do mandato, 22 voltam às cadeiras da Assembleia, dentre eles os futuros novos presidentes do legislativo estadual: Adriano Galdino (PSB), que deve ser eleito para o primeiro biênio, e Hervázio Bezerra (PSB), para o segundo biênio.
Confira o perfil dos deputados estaduais da Paraíba:
Adriano Galdino (PSB)
Adriano Galdino é natural de Campina Grande, mas passou sua infância no município de Pocinhos, regressando à Rainha da Borborema para fazer universidade. Engenheiro e advogado, ele foi prefeito do município de Pocinhos por três mandatos. Filiado ao PSB, Adriano Galdino é defensor dos ideais municipalistas na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Foi eleito presidente da Casa de Epitácio Pessoa para o biênio 2015-2016.
Anderson Monteiro (PSC)
Filho do deputado Arnaldo Monteiro (PSC), condenado por improbidade administrativa pelo Tribunal Regional da 5ª Região, Anderson foi eleito pela primeira vez para a Assembleia Legislativa. Antes foi prefeito de Esperança de 2012 a 2016. Disputou a reeleição, mas perdeu o pleito para Nobinho Almeida (PSB).
Bosco Carneiro (PPS)
João Bosco Carneiro Junior nasceu em João Pessoa, mas sua vida política é também pautada no Brejo Paraibano, mais especificamente na cidade de Alagoa Grande, onde tem raízes e foi prefeito por duas vezes. É formado em Direito e já presidiu a CCJ e neste segundo mandato tem contribuído como relator da CPI da Telefonia.
Branco Mendes (Podemos)
Ataídes Mendes Pedrosa (Branco Mendes) é natural de Aguiar. Formado em Administração de Empresas, deu início a carreira atuando em cartórios de registrou de imóveis, um deles em Alhandra, no litoral sul da Paraíba, onde acabou fixando bases eleitorais, sendo eleito vereador em 1992. Foi presidente da Câmara Municipal de Alhandra, para o biênio 93/94 e em seguida foi eleito prefeito por dois mandatos. Em 2006 disputou sua primeira eleição para o mandato de deputado estadual, sendo o 2º mais bem votado do seu partido (DEM) e o 14º na classificação dos mais bem votados. Em 2010, eleito para o segundo mandato de deputado Estadual e reeleito em 2014.
Buba Germano (PSB)
Rubens Germano Costa, conhecido como Buba Germano, é natural de Frei Martinho. Casado com a ex-deputada Gilma Germano, foi presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) e prefeito de Picuí. É Engenheiro Agrônomo de formação.
Cabo Gilberto Silva (PSL)
Gilberto Gomes da Silva nasceu em Santa Rita e é policial militar na Paraíba. Foi eleito com 23.273 votos. Cabo Gilberto nunca teve cargo eletivo, mas é suplente de vereador em João Pessoa pela coligação PRB/PMN que elegeu três vereadores. Em 2014, concorreu ao cargo de deputado estadual, pelo PROS, mas não foi eleito.
Caio Roberto (PR)
Nasceu em Campina Grande, mas aos 12 anos se mudou para João Pessoa, onde é estudante do curso de Direito. Na adolescência acompanhou de forma participativa a carreira política do seu pai, o ex-senador e deputado federal, Wellington Roberto. Ingressou na política em 2010, quando se elegeu deputado estadual. Foi reeleito em 2014.
Camila Toscano (PSDB)
Camila Toscano nasceu em João Pessoa, é formada em Direito pelo Unipê e é casada. Filha do ex-deputado Zenóbio Toscano e da ex-deputada Léa Toscano. A eleição de 2014 foi a primeira incursão de Camila Toscano na política. Atualmente é vice presidente da Comissão de Constituição e Justiça, membro titular da Comissão de Direitos Humanos e Minorias e participa, como suplente, da Comissão de Administração, Serviço Público e Segurança.
Chió (Rede)
Natural de Esperança, Melchior Naelson Batista da Silva, mais conhecido por Chió, foi prefeito de Remígio pelo PSB, por duas vezes. Filho de agricultores, formou-se em Agronomia pelo Centro de Ciências Agrárias da UFPB e obteve Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará. É um dos fundadores da Rede de Algodão Agroecológico do Semiárido.
Cida Ramos (PSB)
Maria Aparecida Ramos de Meneses nasceu em Sapé e é professora do ensino superior. Foi a deputada estadual que teve a votação mais expressiva, com 56.048 votos. No Executivo, esteve à frente da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) no governo Ricardo Coutinho por oito anos. Em 2016, foi candidata a prefeita de João Pessoa, mas perdeu no primeiro turno.
Doda de Tião (PTB)
Paulo Rogério de Souza Rêgo, ou Doda de Tião, nasceu no dia 31 de janeiro na cidade de Campina Grande. Filho do ex-prefeito de Queimadas Tião do Rêgo, Doda ingressou na vida pública em 2010, ao ser eleito para a Assembleia Legistaliva do Estado. Graduado em Gestão Comercial pela UNESC. É casado com Delúsia Barros do Rêgo e tem dois filhos. Está no seu segundo mandato na Casa de Epitácio Pessoa.
Dra Paula (PP)
Paula Francinete Lacerda Cavalcanti de Almeida nasceu em São José de Piranhas e é médica. Foi eleita pela primeira nas últimas eleições, mas já esteve à frente da secretaria de Saúde do município de Cajazeiras na gestão do marido dela, José Aldemir Meireles (PP). Em 2008 concorreu como vice-prefeita de Cajazeiras, pelo PSDB, na chapa com Mário Messias Filho, o Marinho, mas não foi eleita. Em 2012, voltou a concorrer no pleito municipal de Cajazeiras como vereadora, também pelo PSDB, mas teve a candidatura considerada inapta pelo TSE.
Dr. Erico (PPS)
Erico Djan Corte de Alencar nasceu em Caruaru, em Pernambuco, e é médico. Foi eleito com 20.327 votos em sua primeira candidatura. Dr Erico nunca teve cargo eletivo, mas chegou a ser convidado para assumir a secretaria de Saúde de Patos na gestão de Dinaldinho, mas desistiu de assumir o cargo. Erico Djan é ex-diretor do Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos.
Dr Taciano Diniz (Avante)
Taciano Luis Barbosa Diniz nasceu em Curral Velho e é médico. Foi eleito com 27.278 votos. Dr Taciano nunca teve cargo eletivo, mas faz parte de uma família de ex-vereadores e ex-prefeitos de sua cidade natal. Em 2016, concorreu ao cargo de prefeito da cidade, pelo PR, mas não foi eleito.
Edmilson Soares (Podemos)
O deputado Edmilson Soares está em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Estado. Antes disso, já foi vereador da Capital, sendo o mais votado nas eleições de 2008. Atualmente ocupa o cargo de presidente da Comissão de Orçamento.
Eduardo Carneiro (PRTB)
Único vereador de João Pessoa a sair vitorioso das urnas, Eduardo Carneiro vai para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Atualmente ocupa a presidência municipal do PRTB em João Pessoa.
Estela Bezerra (PSB)
Feminista e ativista dos Direitos Humanos, jornalista por formação pela Universidade Federal da Paraíba, Estela Bezerra foi eleita para o cargo de deputada estadual em 2014, dois anos após derrota em 2012 para a prefeitura de João Pessoa. Já foi Secretária de Estado da Comunicação Institucional e chefe de gabinete do governador Ricardo Coutinho e atuou na coordenação de Políticas Públicas para Mulheres da Prefeitura de João Pessoa, onde ainda ocupou as pastas de Transparência, Orçamento Democrático e Planejamento, entre 2005 e 2012, também na gestão de Ricardo Coutinho.
Felipe Leitão (Patriotas)
Empresário, natural de João Pessoa, Felipe Leitão foi vereador da capital duas vezes, pelo PRP e pelo PP. Em 2012, teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral por envolvimento em um esquema de compras de votos que ficou conhecido como ‘Votinho de ouro’. É filho de Mikika Leitão, ex-deputado estadual, e sobrinho de Inaldo Leitão, ex-deputado federal e estadual.
Galego de Souza (PP)
Jaci Severino de Souza nasceu na cidade de São Bento. Vendeu redes Brasil afora até retornar à sua cidade natal, onde foi convidado para concorrer à prefeitura de São Bento, onde elegeu-se em 2004 e foi reeleito em 2008. Nas eleições de 2014, foi eleito deputado estadual.
Genival Matias (Avante)
Genival Matias de Oliveira Filho está no seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Estado. Empresário no ramo de mineração e da construção civil, iniciou sua vida política no ano de 2010 sendo eleito como deputado estadual e se reelegeu em 2014.
Hervázio Bezerra (PSB)
O pessoense Hervázio Bezerra é psicólogo de formação, casado e tem um filho. Ingressou na política em 1993, quando foi eleito vereador na capital paraibana. De lá pra cá, foram mais 4 mandatos de vereador e a suplência na Assembleia Legislativa nas eleições de 2010. Assumiu uma vaga na ALPB em 2011. É membro da Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional.
Inácio Falcão (PCdoB)
Inácio Falcão nasceu em Campina Grande. Foi eleito vereador de Campina Grande antes de conseguir ser eleito para deputado estadual da Paraíba.
Jeová Campos (PSB)
Jeová Vieira Campos nasceu em São José de Piranhas. Formado em Direito, com especialização na área Trabalhista e Administrativa e Seguridade Social. Foi filiado ao PT e, em 2014, filiou-se ao PSB, partido pelo qual foi eleito para exercer seu segundo mandato de deputado estadual.
João Gonçalves (Podemos)
João Gonçalves iniciou sua relação com a política em 1987, quando passou a trabalhar na assessoria do então deputado estadual Pedro Adelson Guedes dos Santos, função que ocupou até 1992. É formado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Administração e Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Teve três mandatos de vereador em João Pessoa e vai para o quarto mandato como deputado na Assembleia Legislativa.
João Henrique (PSDB)
João Henrique está no terceiro mandato como deputado estadual pelo Democratas. Oficial reformado da Polícia Militar, é formado em Direito e já atuou como delegado de homicídios na Capital. Começou sua atuação política em sua terra natal, Monteiro. É defensor de uma política de desenvolvimento para a região do Cariri, bem como ações pontuais no combate à violência.
Júnior Araújo (Avante)
Foi vice-prefeito de Cajazeiras pelo PDT, na chapa com Doutora Denise (PSB). É primo do ex-prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio Araújo.
Manoel Ludgério (PSD)
Manoel Ludgério Pereira Neto nasceu em Catolé do Rocha. Graduado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, entrou para a vida política em 1992, quando foi eleito vereador de Campina Grande pelo PMDB. Após exercer três mandatos consecutivos na Câmara Municipal de Campina, foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2002, estando agora no seu 4º mandato. É casado com a vereadora de Campina Grande, Ivonete Almeida Ludgério.
Moacir Rodrigues (PSL)
Moacir Barbosa da Veiga Filho nasceu em Campina Grande e é servidor público estadual lotado na UEPB. Foi eleito com 18.463 votos. Moacir Rodrigues nunca teve cargo eletivo, mas é irmão do prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues (PSDB) e já atuou como secretário executivo da Interiorização da Ação do governo da Paraíba e presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Em 2008 foi candidato a vereador de Campina Grande pelo PSDB, mas renunciou à candidatura antes do pleito.
Nabor Wanderley (PRB)
Nabor Wanderley da Nóbrega Filho nasceu em Patos. É filho de ex-prefeito de Patos Nabor Wanderley e pai do deputado federal Hugo Motta. Assim como seu pai, foi prefeito de Patos, mas com dois mandatos consecutivos. É formado em Direito pela UFPB, casado e tem três filhos.
Pollyana Dutra (PSB)
Natural de Natal (RN), Pollyana Dutra foi prefeita de Monteiro entre 2008 e 2015. Para as eleições 2018, foi cogitada para ser candidata a vice-governadora na chapa de João Azevêdo, mas acabou optando pela disputa à vaga na Assembleia.
Raniery Paulino (MDB)
Raniery Paulino nasceu em João Pessoa, mas tem bases políticas em Guarabira. Candidatou-se pela primeira vez a um cargo eletivo em 2006, elegendo-se como um dos deputados estaduais mais bem votados do PMDB, na condição de representante de Guarabira e municípios vizinhos. Reeleito em 2010 e 2014, ele é filho do ex-governador da Paraíba, Roberto Paulino, e da prefeita de Guarabira, Fátima Paulino.
Primeiro presidente eleito e reeleito da Juventude do PMDB paraibano, ele passou a integrar, também, como um dos diretores, a Fundação Ulysses Guimarães de Estudos Políticos, do diretório regional do partido. Aos 22 anos foi nomeado pelo então governador José Maranhão como secretário adjunto da Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia da Paraíba.
Ricardo Barbosa (PSB)
Ricardo Barbosa é jornalista e redator. Ocupou diversos cargos no Executivo, entre eles o de secretário executivo estadual de obras do PAC e superintendente de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba. Atualmente está licenciado e de volta ao Governo do Estado, onde ocupa o cargo de secretário de Representação Institucional.
Tião Gomes (Avante)
Tião Gomes nasceu na cidade de Pombal em 1957, mas foi morar em Areia em 1975. Lá, se formou em Engenharia Agrônoma e ingressou na política, se elegendo prefeito da cidade em 1982. Em 1990 conquista uma vaga na Assembleia Legislativa. Atualmente, preside a Comissão de Serviço Público e participa das comissões de Desenvolvimento e Segurança Pública. Tem quatro filhos.
Tovar Correia Lima (PSDB)
Nasceu em João Pessoa. Formado em Administração. Disputou as primeiras eleições em Campina Grande, ficando como suplente de vereador, cargo que foi eleito e reeleito em 2008 e 2012. Ainda ocupou o cargo de secretário-chefe da Prefeitura de Campina Grande. É membro das comissões de Orçamento e de Direitos da Mulher.
Walber Virgollino (Patriotas)
Delegado da Polícia Civil, Wallber Virgolino da Silva Ferreira nasceu em Pombal. Foi eleito com 48.053 votos em sua primeira candidatura fazendo oposição ao governador Ricardo Coutinho. Na Paraíba, já ocupou cargos de delegado do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil (GOE), corregedor do Detran-PB e secretário de Administração Penitenciária. No Rio Grande do Norte foi secretário de Justiça e Cidadania.
Wilson Filho (PTB)
Segundo deputado federal mais jovem da história da Câmara dos Deputados ao se eleger nas eleições de 2010 pelo MDB e reeleito em 2014, já pelo PTB, Wilson Filho vai para o primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Nas eleições de outubro do ano passado, ele abriu mão da disputa da Câmara Baixa para a ceder espaço ao pai, Wilson Santiago (PTB), que acabou se elegendo deputado federal.
Wilson Filho é presidente do diretório municipal de João Pessoa. Em 2016 foi candidato a vice-prefeito da capital, ao lado de Vida Ramos (PSB), mas não obteve êxito

Por: Fala-PB
Compartilhe :

veja também

0 comentários em: "Veja o perfil dos 36 deputados estaduais da Paraíba que assumem nesta sexta"

Deixe um comentário!

Publicidade:

Últimas Notícias

Comentário

Tecnologia do Blogger.
www.falapb.com - Todos os direitos reservados.