População de Cabedelo vai às urnas no próximo domingo para escolher novo prefeito

Os prazos estão se afunilando e a Justiça Eleitoral ultima os preparativos que lhe cabe para assegurar a organização do pleito suplementar que escolherá prefeito e vice de Cabedelo, na zona portuária da Paraíba, no próximo domingo. A Justiça Eleitoral concluiu, ontem, o processo de geração de mídias para a eleição com a preparação das 159 urnas eletrônicas a serem utilizadas domingo. O futuro gestor vai administrar o município por 20 meses. Após a eleição, os vencedores deverão ser diplomados no dia primeiro de maio e logo em seguida devem tomar posse para o mandato-tampão até dezembro de 2020.
O juiz Salvador de Oliveira Vasconcelos, titular da quinquagésima sétima zona eleitoral de Cabedelo e o chefe do cartório eleitoral, Robson Marinho, estão empenhados em finalizar o processo até o final de abril e efetivar a diplomação dos eleitos. A posse será dada pela Câmara Municipal em uma sessão solene realizada no Cabedelo Clube no mesmo dia. A eleição acontece em Cabedelo das 8h às 17h e o resultado deverá sair até às 19h. A eleição suplementar decorre da vacância constitucional dos cargos de prefeito e vice-prefeito de Cabedelo, após a renúncia do então prefeito Wellington Viana (Leto), do PRP, em 16 de outubro de 2018 e a morte do vice-prefeito Flávio Oliveira em 15 de julho passado, vítima de infarto.
“Leto” Viana foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Xeque-Mate, que investiga esquema de corrupção na Câmara Municipal e na prefeitura de Cabedelo, envolvendo servidores, políticos e cidadãos comuns desde três de abril passado. Concorrem às eleições de domingo o prefeito interino Vítor Hugo, do PRB, tendo como vice Aguinaldo Silva, do PSB, Eneide Regis, do PSD e Janderson Brito, do PSDB, como companheiro de chapa, José Eudes (PTB) e Paulo Nogueira (Podemos) e Marcos Patrício, do PSOL, tendo como vice Françualdo Alves, do PCdoB. Os postulantes participarão amanhã de um debate promovido pelo Sistema Correio de Comunicação por meio da rádio Correio Sat, no programa Correio Debate, com transmissão simultânea pelo Portal Correio, das 13h às 14hs.

Os Guedes