Bolsonaro anuncia inauguração de centro de dessalinização em CG

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) anunciou, na manhã desta quinta-feira (4), via Twitter, que o Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização/Laboratório de Referência em Dessalinização (CTTD/LABDES), localizado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está pronto para ser inaugurado. A previsão é de que o lançamento seja ainda este mês.
“A visibilidade é fundamental para o estado como um todo, e em especial para a Universidade Federal de Campina Grande. É de conhecimento geral que a UFCG é um berço de tecnologia, um centro de excelência, e essa ênfase positiva só vem a comprovar isso e nos motivar a seguir trabalhando e sendo referência”, disse o coordenador do laboratório e professor de Engenharia Química da instituição, Kepler França.
Pronto para inauguração o Centro de Testes de Tecnologias de Dessalinização de água - CTTD. Localizado em Campina Grande/PB. Nossos parabéns ao Astronauta @Astro_Pontes , Ministro de Ciência e Tecnologia. Este é o primeiro passo para evoluirmos para outros no Nordeste.
7.862 pessoas estão falando sobre isso
O CTTD atua realizando testes em diferentes tipos de águas, de acordo com parâmetros físico-químicos, mas também checando eficiências de processos, custos, consumos, formas de construção e disponibilização das tecnologias. “É um trabalho que tem muito a agregar para as empresas e para a própria instituição. Mas especialmente para regiões como o semi-árido, atendendo comunidades difusas e levando água de qualidade”, completou o professor.

Ministro virá a CG

O ministro Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, é presença confirmada no evento de inauguração. A data oficial ainda não foi divulgada. A vinda do presidente Jair Bolsonaro ainda é duvidosa, mas não é descartada a possibilidade.

Parceria com Israel

A relação brasileira com Israel tem se estreitado nos últimos dias, e no âmbito da dessalinização acontece o mesmo. Na verdade, há até mais tempo. Se o Brasil, a exemplo do que acontece em Campina Grande, é referência no tema, Israel também pode assim ser considerado.
O país é o 11º no ranking de inovação e aproximadamente 50% da água consumida lá vem de fontes não convencionais, como reuso e dessalinização, segundo afirmou recentemente o ministro Marcos Pontes.

Para o professor Kepler, coordenador do LABDES, trata-se de um intercâmbio bastante proveitoso. “Queremos entender como eles fazem, onde acertam, como são os processos, como é a gestão. Também temos tecnologia e equipamentos, temos muito a aprender e ensinar, e essa troca de conhecimento é sempre muito bem-vinda. Que estimule muitas novas parcerias”, disse.