De coronel a coitadinho: O Calvário da Paraíba e as duas faces de um mesmo personagem

Nos últimos anos, agiu como o coronel que, antes, havia criticado. Interferiu no Judiciário, no Legislativo, no Ministério Público e onde mais foi possível. Perseguiu e maltratou servidores, usando a pena dura da máquina. Contra os adversários, sobraram ameaças, como surra de varas, peia de chibata, quando, no fim, usou mesmo foi o dinheiro sangrado da Cruz Vermelha pra vencer eleições, conforme várias delações.
Mas, mudou o comportamento após ser atingido pelos estilhaços da Operação Calvário. De repente, passou de coronel a coitadinho. Em suas últimas entrevistas, tornou-se humilde, dizendo-se vítima do ódio de adversários. Ora, ora, se foi ele mesmo quem mais semeou ódio na Paraíba dos últimos tempos, financiando ataque desleal, através da mídia chapa branca, a adversários e perseguindo mães e jornalistas, destaca publicação do jornalista Helder Moura.
Mesmo se houvesse na Paraíba uma população de imbecis, sua narrativa do tadinho perseguido talvez não surtisse efeito, agora imagine, meu caro Paiakan, com os paraibanos atentos ao que vem acontecendo com os desdobramentos do escândalo da Cruz Vermelha gaúcha, um esquema criminoso desbaratado pela Operação Calvário. São quatro ex-secretários, de seu núcleo mais íntimo, envolvidos e no paredão.
Seu grupinho pessoal desmontou-se. Primeiro, Livânia Farias, e, na sequência, Gilberto Carneiro, Waldson de Sousa e Amanda Rodrigues. Será que o coronel transvestido de coitadinho imagina mesmo que os paraibanos não estão acompanhando esse que já é considerado o maior escândalo de corrupção da Paraíba e um dos maiores do País? Uma farra de mais de um R$ 1 bilhão. Ele talvezainda  imagine que basta falar para as coisas mudarem.
A Paraíba está de olho no trabalho da Justiça e do Gaeco. Há uma imensa expectativa sobre os próximos desdobramentos e não há rigorosamente ninguém que não especule sobre a prisão de mais envolvidos, inclusive o chefão. Bancar de coitadinho não vai adiantar muito, especialmente para quem tanto mal fez a tanta gente. Os perversos com certeza encontrarão seu destino em algum momento.
Por Thiago Moraes