Inverno começa nesta sexta-feira (21) com queda da temperatura, na PB


O inverno começa às 12h desta sexta-feira (21) e, na Paraíba, a previsão é de que as temperaturas variem entre a mínima de 17º C, no Cariri e a máxima de 33º C, no Sertão, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa). A estação do frio termina no dia 23 de setembro, data em que se inicia a primavera. A meteorologia confirma que as temperaturas vão cair, mas devem se manter na mesma média do inverno do ano passado.

Segundo o meteorologista Danilo Cabral, as chuvas que ocorrem no setor Leste da Paraíba são normais para o período chuvoso e coincidem com o início do inverno.

De acordo com a Aesa, nas regiões do Cariri/Curimataú e Sertão, o inverno apresenta poucas chuvas. Já nas regiões do Agreste, Brejo e Litoral, a época do ano representa em torno de 40% do total de chuvas do ano. Neste período, o principal sistema meteorológico gerador de chuvas na Paraíba é constituído por distúrbios ondulatórios de leste, isto é, nuvens que se formam no Oceano Atlântico e se deslocam em direção à costa leste do Nordeste do Brasil, principalmente sobre as regiões do Agreste, Brejo e Litoral.

No inverno, as temperaturas são climatologicamente mais amenas. As temperaturas atingem valores mínimos de 16ºC, principalmente sobre o Brejo e Cariri e a máxima em torno de 31ºC no Sertão. O tempo deve permanecer com nebulosidade variável e possibilidade de ocorrência de chuvas esparsas na faixa leste. Nas demais regiões o tempo deve permanecer com poucas nuvens.