Saúde distribui 2 milhões de camisinhas para os 223 municípios paraibanos durante o carnaval

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional das IST/HIV/aids/hepatites virais, está distribuindo 2 milhões de preservativos masculinos (camisinhas), com os 223 municípios paraibanos, para o período de carnaval.
“Até esta sexta (22), as Gerências Regionais de Saúde estão sendo abastecidas com camisinhas, para oportunizar aos foliões ou não o acesso aos preservativos. As pessoas podem buscar a camisinha nos serviços de saúde durante a semana e não precisa passar por nenhuma consulta. Basta pegar na recepção a quantidade que necessitar”, explicou a gerente operacional das IST/HIV/aids/hepatites virais, Ivoneide Lucena.
A gerente informa que outras ações desse período começam nesta quinta-feira (21), às 18h30, no Ponto de Cem Reis, na abertura da prévia carnavalesca Folia de Rua, com o bloco Clementino Folia, do Complexo Hospitalar Clementino Fraga (CHCF), referência estadual no combate às doenças infectocontagiosas.
O bloco estará, pelo oitavo ano, distribuindo preservativos e gel lubrificante aos foliões e terá ação de sensibilização e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. Ocorrerá a distribuição de 50 mil preservativos e cerca de 30 mil unidades do gel lubrificante, beneficiando milhares de foliões da capital.
Aids entre jovens - Nos últimos anos, está havendo um aumento assustador de novos casos de aids entre jovens de 15 a 29 anos. No período de 2007 a 2018, houve um aumento de 300%. Em 2019, já foram notificados sete novos casos na Paraíba.
“Esse aumento acontece devido a ausência de medo da Aids e da desinformação por parte desses jovens do que realmente a doença pode causar na vida. Acham que não mata mais; que o tratamento é tranquilo e ainda que não vai acontecer com ele”, observou Ivoneide Lucena.
Ela faz um alerta aos jovens. “Um dos agravantes da Aids é que em festas como o carnaval, os jovens fazem uso de álcool e outras drogas; se acham forte e imune à doença. Pela aparência de pessoa forte acha que está saudável, o que é um grande erro. Não é à toa que os números de jovens com Aids aumentam cada vez mais”, concluiu.
Programação das ações da SES durante o carnaval


MUNICÍPIOS
AÇÕES REALIZADAS
9ª GRS
Visita aos prostíbulos, bares, rodoviária, para dispensação de preservativos, folhetos informativos, roda de conversa.
BOM JESUS
Tenda fixa na área do evento com dispensação de preservativos, folhetos informativos.
CACHOEIRA DOS ÍNDIOS
Realiza dispensação de preservativos, folhetos informativos
CAJAZEIRAS
Tenda fixa no corredor da folia para ações voltadas a prevenção das IST's/aids, dispensação de preservativos, folhetos informativos.
JOCA CLAUDINO
Realiza evento com dispensação de preservativos, folhetos informativos.
POÇO DANTAS
Realiza dois eventos: dia 28/02 (evento da saúde) e dia 03/03 com tenda fixa para dispensação de preservativos, folhetos informativos.
SANTA HELENA
Realiza evento e ações voltadas para a prevenção, com dispensação de preservativos, folhetos informativos.
UIRAÚNA
Tenda fixa no local do evento com dispensação de preservativos, folhetos informativos.
3ª GRS
TAPEROÁ
Tenda da saúde com distribuição de preservativos, aferição de PA, glicemia, realização de testes rápidos. Período de 01 a 05/03/2019
AREIA
28/02/2019, caminhada até o centro da cidade, onde os profissionais realizarão verificação dos sinais vitais, orientações de prevenção das ISTs, e entrega de preservativos. De 02 a 05 de Março, a Prefeitura de Areia e Secretaria de Turismo realizarão o carnaval, com desfiles de blocos e shows em praça pública. Durante o evento terá a equipe da saúde no apoio e entrega de preservativos.
QUEIMADAS
Bloco de Carnaval Vila/ Bloco de Carnaval Cabacinhas (05/3/2019); distribuição de preservativos masculinos, femininos e lubrificantes.
Ações nas UBSFs (18 de fev a 01 de março): atividades educativas de prevenção as DST’s e em sala de espera, com distribuição de preservativos masculinos, femininos e lubrificantes.
Brinque o carnaval seguro - visitas domiciliares com agentes comunitários de saúde e de endemias as equipes das UBSFs Vila e Aníbal Teixeira, vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental, Imunização, casa a casa, conscientizando contra a dengue, prevenção as DSTs, promovendo carnaval seguro.
SOLEDADE
Dias 21 e 25  palestras sobre dst e aids na sede da Secretaria Municipal de Saúde;
Dia 28 evento onde são ofertados serviços de saúde: aferição de pressão, vacinação, entrega de preservativos.
BOA VISTA
Ação de Prevenção das IST’s, HIV/aids e demais doenças sexualmente transmissíveis, durante carnaval, nos dias 22 e 23/02/2019. Serão distribuídos preservativos e folhetos aos foliões.
ALAGOA GRANDE
Bloco Zé Pereira/ bloco das Virgens/bloco das Capivaras - distribuição de preservativos
REMIGIO
Desfiles de vários blocos carnavalescos com distribuição de preservativos.
SERRA REDONDA
03, 04 e 05/03/2019 - Distribuição de preservativos e panfletos; orientações sobre o uso de preservativos e os riscos gerados pela falta de uso do mesmo.