Sucata: Agora parado, Helicóptero Acauã voava com motor emprestado do Estado do Pará


Deputado estreiante na Assembleia Legislativa, Cabo Gilberto (PSL), trouxe à tona essa semana a real situação dos dos helicópteros Acauã 1 e 2 do Governo do Estado, que apesar do alto custo de compra e manutenção, passam mais tempo em terra que no ar.
“No hangar do Governo do Estado, tentaram bloquear minha passagem, mas entramos e tiramos fotos do helicóptero sem funcionar, desmontado. O outro encontra-se em Minas Gerais em manutenção, sem peças e com problemas de pagamento”, denunciou o deputado. “É uma vergonha com o dinheiro público e com a Segurança Pública. Eles custaram milhões aos cofres públicos e não estão servindo à população”, lamentou Gilberto.
Após as denúncias de Cabo Gilberto, alguns profissionais da imprensa receberam cópia de ofício n°0457, de autoria do Comando do Grupamento Tático Aéreo (GTA), datado de 22 de outubro de 2018, à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba, tratando da manutenção obrigatória nos motores dos helicópteros “Acauã 1” e “Acauã 2”.
No documento, o então comandante do GTA informa que “a aeronave: PR-CME ‘Acauã-01’ encontrava-se disponível para voo devido à utilização de um motor 1D1 emprestado do Estado do Pará, enquanto existe a urgente necessidade de manutenção preventiva do motor: Arriel 1D1, pertencente à aeronave Acauã-01 para o cumprimento de uma recomendação do fabricante do motor-(EMPRESA SAFRAN), solicitando a remoção do motor e envio para a sede da empresa na localidade de Xerem-RJ”.