Publicidades

Acorda à noite para urinar? Parkinson, depressão e mais quatro causas

Quando o corpo entra em modo de repouso durante a noite, a bexiga muda de velocidade e produz menos, fazendo com que a urina fique mais concentrada para que se durma melhor e sem interrupções. Porém, nem sempre é assim… Esse equilíbrio pode ser interrompido por uma variedade de fatores, incluindo doenças potencialmente perigosas.
A vontade de ir muitas vezes ao banheiro à noite (condição também conhecida por noctúria) pode ter causas completamente normais, incluindo: beber grandes quantidades de líquidos ou por tomar medicação com efeito diurético.
1. Apneia obstrutiva do sono
A necessidade de fazer xixi durante a noite é tão prevalente na apneia do sono que se tornou um forte sinal indicador da doença. A Associação norte-americana de apneia do sono menciona que mais de 84% dos pacientes que sofrem de apneia relataram sofrer também de noctúria.
2. Ansiedade e depressão
Problemas mentais, como ansiedade e depressão, também podem manifestar-se sob a forma de noctúria. Embora a ligação exata entre essas duas condições seja desconhecida, acredita-se que a noctúria seja um efeito colateral dos distúrbios do sono que acompanham a ansiedade e a depressão.
3. Infeções urinárias
Uma das causas mais comuns de noctúria são infecções do trato urinário , cistite, bem como infeções da bexiga ou dos rins. Essas infecções do sistema urinário geralmente causam sensações frequentes de ardor antes, durante e após fazer xixi, bem como a urgência de urinar durante o dia e a noite.
4. Esclerose múltipla
Esse sintoma ocorre porque os pacientes com EM sofreram danos ao sistema nervoso, o que pode resultar na interrupção dos sinais nervosos conectados ao funcionamento da bexiga.
5. Doença de Parkinson
A doença de Parkinson (DP) é a segunda doença neurodegenerativa mais comum. No curso da doença, o paciente experiencia dificuldades no controlo motor, mas até 60% dos pacientes com DP também apresentam sintomas na bexiga.
Embora as causas de noctúria no Parkinson sejam pouco compreendidas, sugeriu-se que pode ser devido a maiores quantidades de produção de urina ou menor capacidade da bexiga.
6. Tumores na área pélvica
Ambos os tumores malignos e benignos dos órgãos do abdômen inferior, como os rins, os órgãos reprodutivos e o sistema digestivo, podem causar micção noturna, pois o tumor pode pressionar a bexiga, tornando-a menor e capaz de conter menos urina.
Isso geralmente causa não apenas noctúria, mas também incontinência e micção frequente durante o dia.
com S1