Publicidades

Paraíba tem 46 cidades com risco de surto para dengue, zika e chikungunya

A Paraíba tem 46 cidades com alto índice de infestação do Aedes aegypti, com risco de surto para as doenças dengue, zika e chikungunya, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério da Saúde. João Pessoa é uma das cinco únicas capitais brasileiras que não estão na lista. O Ministério alerta que o sistema de vigilância de estados e municípios e toda a população devem reforçar os cuidados para combater o mosquito.
Este ano, a Paraíba registrou 11 casos de dengue com sinais de alarme e um caso foi considerado grave, mas não houve registro de mortes.
A definição do nível de risco de surto é feito através da análise do primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. O LIRAa é um instrumento que faz o controle do vetor e das doenças (dengue, zika e chikungunya).
Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de criadouro predominante. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito.
G1