João Pessoa registra maior volume de chuvas dos últimos 30 anos

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, realizou uma reunião na manhã deste domingo (16) com a equipe de secretários da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O objetivo do encontro foi avaliar o trabalho de monitoramento das fortes chuvas que caem na cidade desde a última quarta-feira (12). Até a tarde deste domingo, a Defesa Civil já havia registrado 460 mm de chuvas, o maior volume dos últimos 30 anos, e o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu novo alerta de ‘risco alto’ de chuvas.
Luciano Cartaxo alertou a população para que evite as áreas de risco da Capital e as encostas de barreiras, já que com a sequência das chuvas a terra está encharcada, podendo causar deslizamentos. “Nossa equipe da Defesa Civil está em alerta desde que recebemos os primeiros comunicados do Cemaden sobre o risco alto de temporais. Queremos pedir a toda a população que evite as áreas de risco. João Pessoa é uma cidade antiga e um volume de chuvas como este de agora pode causar eventuais problemas, mas estamos trabalhando para amenizar todos esses transtornos. Nossa equipe continua de plantão atendendo o chamado sempre que for necessário”, disse.
Casas que ficam sobre uma barreira no bairro do Castelo Branco, às margens da BR-230, tiveram que ser demolidas neste domingo. O local registrou um novo deslizamento de terra e bloqueio do tráfego no trecho em questão da rodovia. A Polícia Rodoviária Federal informou que a interdição total do sentido Bayeux – Cabedelo terminou por volta das 18h30, estando a faixa da esquerda liberada para a passagem de veículos.
Neste domingo também houve deslizamento na barreira do bairro do Cabo Branco, na Zona Leste da Capital. O fato encobriu de terra trechos da Rua Desportista José Eduardo de Holanda, que foi bloqueada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) no acesso pela Rua José Ramalho Brunet. Confira abaixo uma imagem do local:
Chuvas
Deslizamento provocou bloqueio da via (Foto: Imagem compartilhada por WhatsApp)
Desde a quinta-feira (13), 64 famílias estão desabrigadas ou desalojadas, sendo assistidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Elas estão sendo abrigadas em espaços públicos da Prefeitura, entre eles escolas designadas pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) ou associações de bairros, recebendo colchões, cobertores e alimentação fornecida pela PMJP. Duas cozinhas comunitárias estão à disposição destas pessoas e a própria comunidade também se colocou a disposição para contribuir com doações de roupas e agasalhos, entre outros.

O coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela, destaca que o órgão tem um telefone de plantão (0800 285 9020) e segue com o trabalho preventivo, de monitoramento e manutenção, em parceria com outras secretarias. “É importante também que a população que sair de suas casas evite andar próximo a muros em risco, ficar embaixo de árvores, por causa do risco de raios, quedas de linhas de alta tensão e os veículos devem trafegar em baixa velocidade, com faróis acesos, e evitar os empoçamentos de água que se formam nas vias”, disse.