Paraíba registra queda de 20% no número de assassinatos nos primeiros cinco meses do ano


Cinco meses de redução no registro de assassinatos no Estado, em 2019. Esse é o resultado da atuação da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), e seus órgãos operativos – Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, no enfrentamento da violência. De janeiro a maio, a queda no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que são os homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte, foi de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, são 102 casos a menos.
De acordo com dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da pasta, nos cinco primeiros meses do ano foram contabilizados 400 homicídios contra 502 ocorridos no mesmo período de 2018. O total de assassinatos contabilizados nesses meses vem reduzindo ano a ano desde 2015, quando foram registrados 643 casos.
Em relação aos crimes contra a vida de mulheres, também houve redução nas ocorrências. De janeiro a maio de 2019, foram contabilizados 30 casos, totalizando uma redução de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 41 crimes com vítimas do sexo feminino. Dentre os CVLI de mulheres ocorridos este ano, 16 se caracterizam como feminicídios, demonstrando também redução de 16% no que se refere aos cinco primeiros meses de 2018, quando foram registradas 19 ocorrências desse tipo.