Governo da Paraíba prorroga por mais um ano prazo de validade do concurso da PM e bombeiros


O prazo de validade do concurso público para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros realizado em 2018 foi prorrogado por mais um ano. O ato foi publicado nesta quarta-feira (03), no Diário Oficial do Estado. O novo prazo vai até o dia 6 de julho de 2020. Um total de 500 aprovados aguardam ser convocados. O prazo de validade do certame terminaria no próximo dia 6 de julho, quando completa um ano da homologação do concurso.
Foram oferecidas mil vagas, sendo 900 vagas para a PM (850 para o sexo masculino e 50 vagas para o sexo feminino); e 100 vagas para bombeiros (90 para sexo masculino e 10 para sexo feminino).
O edital do concurso da Polícia Militar da Paraíba e Corpo de Bombeiros Militar foi publicado no dia 23 de março de 2018. As provas objetivas aconteceram em abril de 2018 e os primeiros 500 aprovados no concurso foram convocados no dia 6 de setembro do mesmo ano. Foram convocados 450 aprovados para a PM e 50 para o Corpo de Bombeiros.


Com a prorrogação do prazo, os outros 500 aprovados que ainda não foram convocados têm mais um ano para ser convocados. 
As vagas são para cargos de soldado da qualificação de praças combatentes (QPC), da Polícia Militar, e soldado do quadro de praças bombeiro militar combatente. A distribuição das vagas acontece entre os comandos regionais de João Pessoa, Campina Grande e Patos.

O candidato aprovado recebe, durante o Curso de Formação de Soldados, uma bolsa equivalente a um salário mínimo, e ainda auxílio alimentação. Após conclusão do curso, o salário base passa a ser R$ 3.202,60 (podendo ainda receber adicional por plantão extra remunerado até o valor de R$ 1.319,76), além de gratificações específicas decorrentes do exercício das funções.