Publicidades

Luta por UEPB no Vale do Piancó gera conflito entre cidades e até protesto nesta segunda-feira


Há anos estudantes, professores e a classe política do Vale do Piancó lutam pela instalação de um Campus da Universidade Estadual da Paraíba na região. Em 2013, a Associação dos Vereadores e Câmaras Municipais do Vale do Piancó (Avevap) levantou a bandeira e também buscou junto ao Governo do Estado a implantação, porém sempre foi infrutífera a campanha.
Nos últimos meses, a bandeira que estava guardada, foi novamente levantada, desta vez por vereadores das cidades de Piancó e Santana dos Garrotes, que percorreram as Câmaras Municipais em busca de apoio para buscar a implantação da UEPB junto ao Governador João Azevedo.
Nesta segunda-feira (14), uma nova página desta história está sendo escrita, agora, gerando um conflito entre duas cidades, Itaporanga e Piancó, mesmo sem expectativa nenhuma de ter o sonho alcançado.
É que uma Audiência Pública está marcada para acontecer às 14h30min na Assembleia Legislativa da Paraíba, em João Pessoa. A articulação foi do Deputado Taciano Diniz, que busca musculatura para essa luta, e quando uma caravana de estudantes itaporanguenses seguia para a capital, por volta das 6h da manhã, a surpresa surgiu: um protesto bloqueou a Rodovia Federal BR-361 impedindo a passagem dos estudantes.
De acordo com as informações colhidas pelo Portal DiamanteOnline, o ônibus de Itaporanga que foi impedido de seguir viagem, retornou e teve que optar por uma estrada alternativa que liga Coremas a Patos.
No protesto em Piancó, faixas e cartazes sinalizavam o motivo do bloqueio. Eles acreditam que a audiência desta segunda-feira, sirva para buscar que a instalação da Universidade seja em Itaporanga. 
Nas redes sociais, cartazes digitais são compartilhados demonstrando a rivalidade entre os municípios.
O conflito entre os dois maiores municípios do Vale do Piancó poderá complicar a reivindicação de milhares de estudantes.
Fonte: Diamante Online