Publicidades

Sobe para 21 os casos confirmados de sarampo na Paraíba


Continua a crescer o número de casos confirmados de sarampo na Paraíba. Agora são 21 confirmações, além de 152 casos em investigação. No total, foram 273 notificações, mas 100 casos já foram descartados de acordo com dados informados ao ClickPB nesta quinta-feira (17) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB).
Os casos estão mais concentrados na região metropolitana da Capital paraibana. 
Foram nove confirmações em João Pessoa, três em Bayeux, dois em Santa Rita, um em Cabedelo, dois em Santa Cecília, um em Barra de São Miguel, um em Congo, e um em Imaculada.
Os principais sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso. Em torno de três a cinco dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo.
Para a pessoa que apresentar esses sintomas, a recomendação é não fazer uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procurar o serviço de saúde mais próximo.
O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. Algumas das complicações que podem decorrer da doença em crianças são otite média aguda, pneumonia, encefalite aguda e morte. Em adultos, complicação mais comum é a pneumonia. Em gestantes, a doença pode fazer que o bebê nasça prematuramente e com baixo peso.