Açude tem risco de rompimento em Itaporanga, no Sertão da Paraíba, diz Defesa Civil

Uma inspeção no açude Capim Grosso dos Martins, em Itaporanga, no Sertão da Paraíba, constatou que o reservatório pode romper se as chuvas continuarem, segundo a Defesa Civil do município. A inspeção foi realizada na manhã de quarta-feira (25) por uma equipe da Defesa Civil, pelo Corpo de Bombeiros e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Segundo a Defesa Civil, a equipe foi acionada pelos moradores que temem o rompimento do reservatório. Durante a inspeção foram constatados vazamentos e o desmoronamento em partes do talude, a parede do açude, que pode levar a um desmoronamento.
De acordo com a prefeitura, ao finalizar a inspeção, as equipes da Defesa Civil, DER e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente se reuniram e traçaram as metas para evitar que o açude estoure. Máquinas devem iniciar os trabalhos de contenção dos vazamentos e desmoronamento da parede.
Conforme a Defesa Civil de Itaporanga, os moradores dos bairros com alto índice de alagamentos devem ficar em alerta, pois caso aconteça o rompimento antes do fim da contenção dos vazamentos, esses bairros serão totalmente alagados.
G1 tentou entrar em contato com a gerência da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), mas as ligações não foram atendidas. De acordo com a técnica em geoprocessamento e recursos hídricos da Aesa, Jane Yres, a situação do reservatório está sendo resolvida.