Publicidades

Açude tem risco de rompimento em Itaporanga, no Sertão da Paraíba, diz Defesa Civil

Uma inspeção no açude Capim Grosso dos Martins, em Itaporanga, no Sertão da Paraíba, constatou que o reservatório pode romper se as chuvas continuarem, segundo a Defesa Civil do município. A inspeção foi realizada na manhã de quarta-feira (25) por uma equipe da Defesa Civil, pelo Corpo de Bombeiros e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Segundo a Defesa Civil, a equipe foi acionada pelos moradores que temem o rompimento do reservatório. Durante a inspeção foram constatados vazamentos e o desmoronamento em partes do talude, a parede do açude, que pode levar a um desmoronamento.
De acordo com a prefeitura, ao finalizar a inspeção, as equipes da Defesa Civil, DER e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente se reuniram e traçaram as metas para evitar que o açude estoure. Máquinas devem iniciar os trabalhos de contenção dos vazamentos e desmoronamento da parede.
Conforme a Defesa Civil de Itaporanga, os moradores dos bairros com alto índice de alagamentos devem ficar em alerta, pois caso aconteça o rompimento antes do fim da contenção dos vazamentos, esses bairros serão totalmente alagados.
G1 tentou entrar em contato com a gerência da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), mas as ligações não foram atendidas. De acordo com a técnica em geoprocessamento e recursos hídricos da Aesa, Jane Yres, a situação do reservatório está sendo resolvida.