Coronavírus já matou mais de 3 mil pessoas e infectou 87 mil no mundo todo


Casos de infecção voltam a crescer na China. Epidemia já deixou quase 3.000 mortos e infectou mais de 87 mil pessoas em 65 países.Os EUA, a Austrália e a Tailândia registraram suas primeiras mortes por coronavírus entre sábado e domingo (01/03). Paralelamente, a China, primeiro país a registrar doença, anunciou 573 novos casos de contaminação, o número mais alto em uma semana.
A epidemia está se aproximando dos 3.000 mortos e de mais de 87.000 casos de contágio em 65 países — incluindo quase 80.000 casos e 2.870 mortes na China, onde a atividade econômica está em grande parte paralisada desde o final de janeiro em razão das medidas para conter o contágio.
No sábado, autoridades americanas informaram que um homem de 50 anos no estado de Washington havia morrido, depois de ser testado para a doença na quinta-feira. As autoridades disseram que não sabem como ele contraiu o vírus. O homem não tinha histórico de viagens para as áreas afetadas ou contato com casos conhecidos do Covid-19.
Além dessa primeira morte, 21 casos foram registrados nos Estados Unidos, aos quais se somam 47 pacientes repatriados para o país. Vários pacientes diagnosticados nos últimos dias não tinham ligação conhecida com um surto, sugerindo que a doença está se espalhando em solo americano. Diante disso, o governo anunciou uma expansão nas restrições de viagem, que afetam Irã, Itália e Coreia do Sul.
Na Tailândia, um vendedor de 35 anos na Tailândia morreu de Covid-19, revelou neste domingo o departamento de controle de doenças do país. O homem também havia testado positivo para dengue. Na Austrália, um homem de 78 anos que estava no navio Diamond Princess, atracado no Japão, morreu em um hospital no estado da Austrália Ocidental. A esposa dele também contraiu o vírus.
A Coreia do Sul, o segundo país mais afetado depois da China, registrou neste domingo 586 casos adicionais, totalizando 3.736 contaminações, incluindo 18 fatais. O número de novas infecções diminuiu em comparação a sábado, quando foi anunciado o número recorde de 813 casos.
Para conter a propagação, igrejas católicas permaneceram fechadas na Coréia do Sul neste domingo como parte de uma política imposta para evitar reuniões públicas. A Igreja Católica tem cerca de 5,8 milhões de membros no país.
Neste domingo, a Armênia e o Luxemburgo confirmaram seus primeiros casos de contágio provocado pelo novo coronavírus. No caso de Luxemburgo, o paciente é um homem de 40 anos que havia viajado à Itália, revelou o ministério da Saúde do país. Já o caso da Arménia envolve um cidadão que esteve no Irã e que foi hospitalizado em estado estável.
O Irã, por sua vez, anunciou neste domingo a morte de mais 11 pessoas infectadas pelo coronavírus, elevando o número de vítimas fatais no país a 54. Além disso, foram reportados 385 novos casos, totalizando 978 contaminados. O serviço farsi da rede BBC, citando fontes hospitalares, disse que pelo menos 210 pessoas morreram no Irã, número negado pelas autoridades.
Na Europa, a França, o segundo foco epidêmico no continente, cancelou todos os "eventos reunindo mais de 5.000 pessoas" em ambiente fechado, como o último dia do Salão de Agricultura em Paris. A decisão também se aplica a certos eventos ao ar livre, como a meia-maratona de Paris. Também foram tomadas medidas de precaução nas mesquitas. Um total de 100 pessoas foram infectadas com o novo coronavírus no país, duas das quais morreram.
A vizinha Itália, que ultrapassou mil casos de contaminação, incluindo 29 mortos, também adotou medidas drásticas, como o fechamento das escolas em três regiões, o cancelamento de eventos esportivos e culturais, incluindo o adiamento de cinco partidas do campeonato de futebol (Série A), e quarentena por uma semana em 11 municípios do Norte, o pulmão econômico do país.
No sábado, Ministério da Saúde do Brasil informou que foi confirmado o segundo caso importado de infecção pelo coronavírus Sars-CoV-2 no país. Assim como na primeira ocorrência, o paciente está em São Paulo e retornou da Itália recentemente.
Após o Brasil, o coronavírus chegou a outros países latino-americanos. O México já tem quatro casos confirmados, após o anúncio de uma nova infecção neste sábado, de uma jovem de 20 anos do estado de Coahuila que viajou à Itália entre janeiro e fevereiro.
Os outros três casos são homens, dos quais dois (de 35 e 59 anos) estão na Cidade do México e um (de 41 anos) está no estado de Sinalefa. Os três participaram de um congresso na cidade italiana de Bergamo, onde tiveram contato com um local que contraiu o vírus na Malásia.
O Equador, por sua vez, confirmou o primeiro caso de coronavírus no país neste sábado, sendo o segundo país da América do Sul a registrar a doença. A paciente é uma mulher equatoriana de mais de 70 anos que vive na Espanha e retornou ao país há cerca de 15 dias.