Paulista recebe testes rápidos de Covid-19



A Secretaria Municipal de Saúde de Paulista (SMSP) recebeu nesta segunda-feira, 27/4, a primeira remessa de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19, enviada pelo Governo do Estado.

Esses testes serão realizados em paciente que apresentarem os sintomas da Covid-19 a partir do 8º dia do início dos sintomas da síndrome gripal (febre, tosse seca, dor de garganta, dor no corpo).

Os testes devem ser usados como uma ferramenta para auxilio no diagnóstico da doença por infecção por coronavirus (COVID 19), causada pelo SARS-CoV2. São testes qualitativos para triagem e auxilio diagnostico, porém, apresentam Imitações e a principal delas a que precisa ser realizado, de forma geral, a partir do 8° (oitavo) dia do início dos sintomas.

É necessário que o caso suspeito ou contato de caso confirmado de COVID-19 espere esse tempo para que o sistema imunológico possa produzir anticorpos em quantidade suficiente para ser detectado pelo teste.

O teste rápido de anticorpos para o novo Coronavírus (Sars-CoV-2) pode ser usado como apoio para a avaliação do estado imunológico de pacientes que apresentem sintomas da Covid-19. 

Basicamente, esse tipo de exame aponta se a pessoa teve ou não contato com o vírus. Quando uma pessoa entra em contato com o vírus, o organismo inicia a produção de anticorpos como um mecanismo de defesa. No entanto, é preciso aguardar alguns dias até que a quantidade desses anticorpos seja detectável em um teste (janela imunológica).  

Estudos científicos têm demonstrado que, a partir do sétimo dia de sintomas de uma pessoa com Covid-19, é possível detectar anticorpos em testes rápidos, sendo que em grande parte dos produtos registrados na Anvisa os resultados mais robustos foram obtidos a partir do décimo dia.

O exame é feito com o uso de amostras de sangue, soro ou plasma.

A metodologia utilizada é chamada de imunocromatografia, que é a geração de cor a partir de uma reação química entre antígeno (substância estranha ao organismo) e anticorpo (elemento de defesa do organismo). Os resultados obtidos são chamados de IgM e IgG.