População deve manter alerta contra dengue, zika e chikungunya


Além dos cuidados com o novo coronavírus, a população deve estar sempre alerta em relação as demais doenças, cujos casos podem se agravar se determinados cuidados não forem tomados.
Algumas dessas doenças são as provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, que é transmissor da dengue, chikungunya, zika e até da febre amarela urbana. Esse período de chuva é propicio para a proliferação do mosquito e por isso os moradores não devem relaxar e eliminar recipientes que acumulam água e servem de criadouros para o mosquito – são nesses locais que as fêmeas põem seus ovos.
A transmissão dessas doenças ocorre pela picada do mosquito. Por isso, nesse momento, se faz necessário mais atenção para os recipientes que possam armazenar água dentro da sua residência ou em terreno baldios.
Como forma de prevenção, a população deve aproveitar o momento de isolamento social para observar a área de sua casa e evitar o acúmulo de água em vasos de plantas e eliminar pneus, garrafas plásticas e fazer a manutenção de piscinas sem uso.
Os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti são dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas e febre. Uma das principais semelhanças com os sintomas do coronavírus é a febre. 
com Portal Correio