Prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, morre aos 74 anos em João Pessoa


O prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, morreu neste domingo (14) após não resistir a um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico sofrido no sábado (13). Ele estava internado em estado grave em um hospital particular de João Pessoa, conforme informações da deputada estadual Camila Toscano, filha dele.

Ainda de acordo com Camila, Zenóbio estava afastado da prefeitura desde o dia 1º de junho de 2019 por causa de problemas de saúde.
Zenóbio nasceu na cidade de Ingá, no dia 4 de setembro de 1945. Ele era casado com a ex-prefeita Léa Toscano e pai de quatro filhos.
O paraibano começou sua vida pública sendo prefeito da cidade de Guarabira, pela primeira vez, em 15 de novembro de 1982. Depois foi eleito deputado estadual por cinco vezes.

Zenóbio foi novamente eleito prefeito de Guarabira em 7 de outubro de 2012. Em 2 de outubro de 2016 foi reeleito para o mandato de 2017-2020 com 15.609 votos.

Atualmente, quem está a frente da prefeitura de Guarabira é o vice-prefeito, Marcus Diôgo. Em maio do ano passado, Zenóbio Toscano já havia sofrido um outro AVC e ficou internado. Na época, ele passou por uma cirurgia em um hospital particular.

Em nota publicada em uma rede social na internet, a prefeitura de Guarabira lamentou pelo falecimento do gestor, declarando que "muito mais que homenagens póstumas, o seu legado permanecerá para sempre". O então prefeito Marcus Diôgo decretou luto oficial de oito dias no município.

Já a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) decretou luto e suspendeu as atividades por três dias.