Publicidades

Prefeitura de Paulista alerta criadores para campanha de vacinação contra a Febre Aftosa

A Prefeitura de Paulista, através da Secretaria Municipal de Agricultura está alertando os criadores sobre a primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, que teve início no dia 1º de junho e se estende até o dia 30 de junho.

Após o prazo, os criadores terão 10 dias para comprovar a vacinação em escritórios da Gerência de Defesa Agropecuária do Estado (Geda). Mesmo quem tem apenas uma cabeça de gado, ou a partir de 1 dia de idade, está obrigado a cumprir com a determinação do Ministério da Agricultura.


Os criadores devem adquirir as vacinas contra a doença em farmácias autorizadas até o dia 30 de junho. 


O que é a Febre Aftosa? 
É uma doença viral altamente infecciosa que acomete animais de casco bipartido, como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos. O vírus pode ser transmitido através da baba do animal. O sangue dos animais infectados também contém grande quantidade do vírus.

Os primeiros sintomas apresentados pelo animal são febre alta e perda de apetite, seguido de afta na boca, na gengiva ou na língua, principalmente por ferida nos cascos ou nos úberes. A produção de leite, o crescimento e a engorda ficam prejudicadas. Os animais mais jovens são os mais atingidos, principalmente os que estão em aleitamento.