Publicidades

Academia da Saúde oferece atividades em Paulista/PB com acompanhamento profissional


Cuidar da saúde de forma integral é um hábito que todos devem ter desde a infância. Assim, será possível ter um envelhecimento saudável e com qualidade de vida. Uma das atitudes que pode ajudar a envelhecer com saúde é a prática de atividades físicas. Os parâmetros atuais recomendam 150 minutos de exercícios moderados por semana para manter a saúde e o condicionamento físico. Para incentivar essa prática saudável, A Prefeitura municipal de Paulista/PB oferece o Programa Academia da Saúde, do Sistema Único de Saúde.

O retorno das atividades de saúde na praça da Igreja Matriz de São José retornarão nesta segunda-feira (06), as atividades terão o acompanhamento profissional de uma fisioterapeuta e de um educador físico do município, as atividades serão realizadas todas as segundas-feiras as 17:00 com todos os cuidados de higienização e proteção contra o coronavírus.

Toda a população pode usufruir das ações deste programa gratuitamente.

Quem quiser participar das atividades basta comparecer ao local no horário indicado, munido de cartão de SUS e roupas apropriadas para atividades físicas.

O programa desenvolve em todo o país ações de práticas corporais, atividades físicas, alimentação saudável, artes, educação em saúde, mobilização comunitária, entre outras, que complementam, apoiam e potencializam as ações desenvolvidas pelas equipes de saúde das Unidades Básicas de Saúde.

O Prefeito de Paulista/PB, Valmar Arruda, reforça o compromisso da gestão em qualificar a saúde pública do município. “Estamos atuando em diversas frentes, otimizando os serviços e trabalhando, de forma intensa, para entregar o melhor para a população de Paulista/PB”, diz Valmar.

A Secretária de Saúde, Julyana Silveira, ressalta que a Academia de Saúde irá permitir que a população possa ampliar sua qualidade de vida por meio da prática de atividades físicas. “Um dos tantos objetivos é reduzir o aparecimento de doenças ligadas ao sedentarismo e também promovendo a aproximação entre as pessoas da comunidade”, comenta.

Conheça os profissionais que trabalharam nas atividades.


O Educador Físico Samuel Coelho Bacharelado em Educação Física, 2017.2 nos fala um pouco sobre os benefícios das atividades que serão desempenhadas na praça.

•Melhora o equilíbrio estático e dinâmico;

•Desenvolve condicionamento, resistência e agilidade;

•Acelera o metabolismo e queima gordura;

•Correção da má postura e desequilíbrios musculares.


Para a Fisioterapeuta Renata Ferreira Marques de Medeiros, graduada em fisioterapia pela Faculdade Integrada de Patos (UNIFIP), 2015.2 neste momento a prática de atividades físicas é uma das mais recomendadas por especialistas em virtude dos benefícios para o sistema imunológico.

Segundo ela, “a prática regular de exercícios é o melhor suporte para prevenção de doenças e promoção da saúde, além de ser reconhecida mundialmente como uma estratégia não-farmacológica para o tratamento e prevenção de diversas doenças”.

A fisioterapeuta lembra, ainda, os cuidados básicos para a prática esportiva

• Lave bem as mãos com água e sabão sempre que possível;

• Evite tocar o rosto, especialmente mucosas, boca, nariz e olhos – mesmo após o uso do álcool gel ou após lavar suas mãos;

• Não compartilhe objetos de uso pessoal como garrafas de água e toalhas de rosto, além de talheres.

• Mantenha-se hidratado, com uma dieta equilibrada e atividade física regular para fortalecer o sistema de defesas do organismo.

• Ao tossir ou espirrar, cubra sempre com o braço ou com lenço de papel (descarte imediatamente após o uso). É importante não utilizar as mãos, pois terão contato com aparelhos e outras superfícies.

Deixamos bem claro que algumas dessas atividades físicas devem ser realizadas por orientação do profissional da área, pois, as mesmas praticadas de forma incorreta podem gerar danos à saúde futuramente.

FONTE: Sertão em Foco