João Pessoa registra mais de 400 mortes por Covid-19


G1PB - A cidade de João Pessoa passou das 400 mortes por Covid-19 na quinta-feira (9), conforme os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Dos mais de 15 mil casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus na capital, 405 resultaram em morte dos pacientes. O G1 analisou os dados disponíveis no boletim epidemiológico do estado e no painel da prefeitura.

A confirmação acontece nove dias depois da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrar a marca dos 400 mortos na capital, no dia 30 de junho. Segundo a SES, os dados oficiais só são contabilizados quando a prefeitura insere os dados nos sistemas do Sivap e SIM, ambos do SUS, por isso os dados são divergentes entre as duas plataformas. Pelo sistema da prefeitura, usado para construção dos gráficos desta reportagem, são 416 óbitos até a quinta-feira.

A primeira morte oficialmente registrada em João Pessoa foi a de um homem de 43 anos, sem comorbidades, que apresentou sintomas no dia 28 de março. Ele deu entrada no hospital no dia 1º de abril e morreu no dia 4 do mesmo mês.

Apesar deste ter sido o primeiro registro, a morte mais antiga pelo novo coronavírus na capital aconteceu no dia 23 de março. Foi o caso de uma mulher de 95 anos, cujos sintomas apareceram no dia 19 de março. O resultado do teste saiu algum tempo depois da morte.