PB lança edital para 350 vagas de estágios para alunos da rede estadual


O governo da Paraíba, vai divulgar nesta terça-feira (21) a chamada pública para cadastro de empresas interessadas em receber estagiários bolsistas do programa estadual Primeira Chance. São 350 vagas de estágio para alunos da 3ª série dos cursos técnicos da rede estadual de ensino, com bolsas de R$ 500, em 26 cidades, com sete áreas de atuação.

A chamada pública visa estimular nos setores produtivos a contratação de estagiários, incentivando as políticas públicas e desenvolvimento da educação profissional; fomentar ações e atividades que impulsionam o desenvolvimento por meio da cooperação entre a formação profissional e o setor produtivo, além de propiciar aos estudantes da Rede Estadual de Ensino espaços de aprendizagem nos quais possam aprimorar competências e habilidades adquiridas na formação profissional e técnica.

“Esse é um programa criado no nosso governo, que prepara a mão de obra para o mercado de trabalho. São 20 horas semanais de trabalho, dando oportunidade aos jovens de entender essa dinâmica, podendo participar do cotidiano de uma empresa, o que é muito importante”, destacou o governador.

Edital
O edital será publicado no Diário Oficial do Estado e os documentos e procedimentos estarão disponíveis no endereço eletrônico. O cadastro da empresa será realizado por meio do formulário eletrônico disponível no site do Programa Primeira Chance, e os requisitos para a participação das empresas estão descritos no edital. O prazo para inscrição é de 21/07 a 07/08.
A previsão é que os estágios tenham início em setembro, a depender dos decretos estaduais de funcionamento das empresas em virtude da pandemia. A carga horária é de 20h semanais e a bolsa de R$ 500,00 será paga pelo Governo do Estado, ficando as empresas com os custos de seguro saúde e vale transporte.

Vagas
As vagas são para as áreas de Turismo, Hospitalidade e Lazer do litoral; Informação e Comunicação; Agricultura Familiar; Têxtil, Vestuário e Produção de Moda; Indústria; Gestão e Negócios e Design, e serão distribuídas de acordo com quantidade de empresas e alunos inscritos no processo seletivo. Deverão ser ocupadas nas cidades de Alagoinha, Alhandra, Bananeiras, Bayeux, Cajazeiras, Campina Grande, Conde, Coremas, Cuité, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Juazeirinho, Mamanguape, Monteiro, Patos, Pitimbu, Santa Luzia, Santa Rita, São Bento, São Domingos de Pombal, Sapé, Serra Branca, Sousa, Umbuzeiro e cidades circunvizinhas.

Seleção dos Estudantes
Após a divulgação das empresas selecionadas, no dia 21 de agosto, serão realizadas, de 24 de agosto a 11 de setembro, as entrevistas com os estudantes para ocuparem as vagas. Serão convocados para as entrevistas no máximo três vezes o número de estudantes cadastrados no banco de talentos do Programa Estadual Primeira Chance, que estejam devidamente cadastrados por curso de acordo com a demanda solicitada pelas empresas.

Os candidatos serão classificados, individualmente, por meio da média ponderada da soma da nota acadêmica (peso 2,0) e da nota da entrevista (peso 3,0) que será acompanhada pelo responsável pela supervisão de estágio da escola de origem do estudante, a ser realizada pelo representante da empresa classificada, que atribuirá uma nota. A nota acadêmica será formada pela média ponderada de acordo com as disciplinas técnicas (peso 2,0), de Língua Portuguesa (peso 1,0), de Matemática (peso 1,0) e Língua inglesa (peso 1,0), tendo como referência as 1ª e 2ª séries do ensino médio.