CRM-PB elogia qualidade do serviço público de Saúde de Paulista com destaque para o Hospital Municipal


Na manhã̃ desta quinta-feira (13), o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) visitou a cidade de Paulista, no Sertão paraibano, onde pode conferir a qualidade do atendimento prestado à população.

Veja a publicação do conselho em seu Instagram oficial:

A cidade de 12,2 mil habitantes tem 240 casos registrados de infecção pelo novo coronavírus e dois óbitos pela Covid-19.

A Comissão de Enfrentamento ao Coronavírus do CRM-PB esteve na Unidade Básica de Saúde PSF VI Helana Saldanha Veras e no Hospital Municipal Emerentina Dantas e constatou que a assistência à saúde da população vem sendo prestada de forma adequada.

A UBS é referência para pacientes suspeitos ou confirmados com a Covid-19. Os pacientes fazem o teste rápido para a doença e são triados.

Os casos leves são encaminhados para tratamento domiciliar e os moderados e graves, para o hospital municipal. A unidade básica possui EPIs adequados e em quantidade suficiente e conta com médicos todos os dias, sendo das 7h às 17h de segunda a sexta-feira e das 7h às 19h nos sábados e domingos.

Os pacientes que precisarem de assistência médica à noite, contam com o Hospital Municipal Emerentina Dantas, que dispõe de fluxo bidirecional, um médico de plantão, EPIs adequados e suficientes, além de aparelho para radiografia, laboratório 24 horas e um respirador para estabilização dos pacientes. O hospital também realiza o teste rápido e o swab para Covid-19. Os pacientes graves são encaminhados para as unidades de referência, em Pombal ou Patos.

“Tivemos uma grata surpresa na cidade de Paulista, com um serviço de saúde bem estruturado”, destacou o conselheiro e membro da Comissão do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza. Além ressaltou ainda que a visita faz parte da campanha do CRM-PB #medicoscontraocoronavirus, que está percorrendo vários municípios do Estado para conhecer de perto a estrutura oferecida pelos serviços de saúde.