Publicidades

Paraíba é o segundo Estado mais competitivo do Nordeste e se destaca em ações de segurança e infraestrutura hídrica

 



A Paraíba é o segundo Estado mais competitivo do Nordeste, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e divulgado nesta quinta-feira (17), em solenidade virtual, que contou com a participação do governador João Azevêdo.

O Estado também se destacou na modalidade Boas Práticas, com as ações desenvolvidas pelo Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), ficando entre os seis finalistas entre os 156 cases inscritos pelas gestões estaduais no Prêmio Excelência em Competitividade.

Durante a 9ª edição do Ranking de Competitividade dos Estados, o governador João Azevêdo destacou que o Procase assegurou a implantação de ações de infraestrutura hídrica nas regiões do Cariri e Curimataú, por meio da perfuração de poços, implantação de dessalinizadores, de barragens subterrâneas e da distribuição de kits de irrigação.

“A Paraíba é um estado que tem praticamente 90% dos seus municípios dentro da região do semiárido, o que caracteriza uma necessidade de uma atuação diferenciada para cerca de 60% da população e, por meio do programa Procase, em parceria com o Fida, nós fizemos um investimento de US$ 50 milhões, beneficiando 23 mil famílias em áreas de segurança hídrica para a produção, comercialização, treinamento, capacitação  e a criação de uma consciência ambiental para que a gente pudesse reverter os índices de pobreza e de baixa produtividade nas regiões do Cariri e Curimataú”, explicou.

O gestor também ressaltou o caráter inclusivo do projeto. “Quase metade dos beneficiados foram famílias administradas por mulheres empreendedoras. Tivemos um olhar diferenciado para os quilombolas e para os jovens do campo para que eles tivessem acesso às novas tecnologias, garantindo uma produção mais qualificada, o que resultou no aumento da geração de renda”, disse.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ainda participou de um painel sobre Segurança Pública e destacou a eficiência das ações implantadas no segmento, levando a Paraíba a figurar na quinta colocação no pilar da segurança em 2020. “Nós estamos realizando muitos investimentos em inteligência e tecnologia, estamos implantando os Centros Integrados de Comando e Controle, envolvendo a atuação de 14 Secretarias, e instalando cerca de duas mil câmeras em todo o Estado, permitindo que esse trabalho tenha resultados significativos”, frisou.

Por fim, ele evidenciou que a Paraíba figura em primeiro lugar no Brasil em relação à oferta de serviços digitais e também ocupa a primeira posição no registro das medidas de gestão pública adotadas na plataforma on-line do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Administração e Planejamento (Consad) para enfrentamento da pandemia provocada pela Covid-19, além de possuir rating B pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Ranking de Competitividade – O ranking apresenta a análise e capacidade competitiva de todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal, agrupados em 10 pilares. A entidade analisa os itens de infraestrutura, educação, capital humano, sustentabilidade ambiental, segurança pública, sustentabilidade social, solidez fiscal, potencial de mercado, inovação e eficiência da máquina pública.

Secom-PB