Publicidades

Qualidade do Ensino Público de Paulista/PB está melhorando, segundo o IDEB


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019, divulgado nesta terça-feira (15), mostra uma evolução da educação nos anos iniciais e nos anos finais em Paulista/PB, com superação das metas estipuladas. 

Segundo dados fornecidos pelo Inep, a educação municipal de Paulista/PB atingiu nas séries iniciais a média 5,6 pontos, ficando com a maior nota entre os últimos anos. Paulista/PB se destacou ainda mais por já ter superando a média até o ano de 2021.

A nota do IDEB é calculada a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios. Vale lembrar que o índice também é importante por ser condutor de política pública em prol da qualidade da educação e ser a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Este plano estabelece como meta, que em 2021 o IDEB do Brasil seja 5,3 – média que já foi superada pelo município de Paulista/PB.

A Secretária de Educação Silmara Ferreira Dutra, atribuiu o resultado aos investimentos feitos pela gestão desde o ano 2017 na melhoria da infraestrutura física das escolas, formação continuada para os professores, implantação do sistema próprio de avaliação e monitoramento das ações desenvolvidas em sala de aula, investimentos em tecnologia, mobilização com as famílias, alimentação escolar de qualidade, recursos didáticos pedagógicos e materiais e evidentemente ao trabalho continuo dos professores visando acompanhar as novas necessidades e mudanças no sistema educacional Brasileiro.





Fonte: Sertão em Foco