Publicidades

Cidades de Lagoa, Mato Grosso e Riacho dos Cavalos estão em Bandeira Laranja

 


O Governo da Paraíba divulgou, mais uma avaliação do Plano Novo Normal com a análise situacional da Pandemia da Covid-19 no Estado. A classificação passa a vigorar a partir desta segunda-feira (5) de outubro.

Esta 9ª avaliação aponta que parte significativa dos municípios que se encontravam em bandeira amarela na 8ª avaliação permaneceram nesta condição, representando 81% dos municípios paraibanos.

Nove municípios migraram da bandeira verde para a bandeira amarela e outrss nove cidades transitaram da bandeira amarela para a bandeira laranja, representando 14% dos municípios nessa situação.

Já outros seis municípios saíram da bandeira amarela para a bandeira verde, que teve sua participação reduzida para 5% dos municípios paraibanos.

ANÁLISE

O secretário executivo de Gestão de Redes de Saúde, Daniel Beltrammi, explica que para a classificação das bandeiras o Gabinete de Crise Covid-19 utiliza quatro indicadores: taxa de progressão de casos novos, taxa de letalidade observada, taxa de ocupação hospitalar em UTI e taxa de obediência ao isolamento social. “Além disso é considerada a taxa de transmissão do vírus calculado pela Fiocruz e o percentual de imunidade populacional, o R hoje é de 1,1 e a taxa de imunização da população atingiu 17%”, esclareceu.

Beltrammi destaca a importância da ampla divulgação das medidas não farmacológicas de combate à Covid-19, a serem praticadas todos os dias por toda população paraibana, que são as ações que mais salvam vidas em todo mundo. “Sabe-se que as mais eficazes medidas protetivas da população são o uso ostensivo de máscaras, a lavagem das mãos e a manutenção do distanciamento social o quanto possível”, observou.

A avaliação completa com a lista de municípios por bandeiras com suas respectivas avaliações pro critério e a íntegra da Nota Técnica estão disponíveis no site do Governo da Paraíba no endereço www.paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb

MÉDIO PIRANHAS

BANDEIRA LARANJA – Lagoa, Mato Grosso e Riacho dos Cavalos (situação de alerta na pandemia).

bandeiras_laranja_9_aval

BANDERIA AMARELA – Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Cajazeirinhas, Catolé do Rocha, Jericó, Paulista, Pombal, São Bento, São Domingos e São José do Brejo do Cruz (situação de alerta, porém mais flexível do que a bandeira laranja).

bandeiras_amarela_9_aval

BANDEIRA VERDE – São Bentinho (melhor situação e todas, praticamente tudo é liberado a funcionar e manter atividades).

bandeira_verde_9_aval

OBSERVAÇÃO – Vale destacar a cidade de Lagoa que num período de um mês saiu de bandeira verde para Laranja, porém casos confirmados de Covid-19 não são confirmados por lá desde julho.

Clinton Medeiros