OMS diz que há esperança de vacina contra a covid-19 pronta até o fim do ano

 


Em discurso ao fim de dois dias de reuniões do Conselho Executivo da Organização Mundial de Saúde (OMS), o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou nesta terça-feira (06), que há esperança de que uma vacina contra a covid-19 possa estar pronta até o fim deste ano. A informação é da Agência Reuters.

Tedros não deu mais detalhes e pediu solidariedade e compromisso político de todos os líderes para garantir a distribuição igualitária de vacinas, assim que elas se tornarem disponíveis.

O órgão regulador da União Europeia anunciou que lançou uma análise em tempo real da potencial vacina desenvolvida pela Pfizer com a BioNTech, após adoção de uma medida similar pela vacina experimental da AstraZeneca na semana passada.

Esse anúncio da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) pode acelerar o processo de aprovação de uma vacina bem-sucedida no bloco.

Nove vacinas experimentais fazem parte da iniciativa global Covax, que visa a distribuir 2 bilhões de doses até o fim de 2021. Até agora, cerca de 168 países se juntaram à Covax, mas nem a China, nem os Estados Unidos, tampouco a Rússia estão entre eles.

Tedros ressaltou a importância do compromisso político dos líderes, especialmente na distribuição igualitária das vacinas. “Precisamos uns dos outros, precisamos de solidariedade e precisamos usar toda energia que temos para combater o vírus”, acrescentou.