Paulista é 10º lugar na Paraíba em Governança Municipal entre os municípios de até 20 mil habitantes


O Município de Paulista obteve o decimo lugar no ranking do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) do ano de 2021. O município obteve um índice de 6,51 e garantiu a décima posição no grupo que considera os municípios com população de até 20 mil habitantes com PIB per capita de até R$ 16.182,00.

O índice é organizado pelo Conselho Federal de Administração e consiste em uma métrica da governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Finanças, Gestão e Desempenho.

Em Finanças, é analisada a disponibilidade de recursos e qualidade da gestão fiscal dos municípios, nesse quesito Paulista foi melhor avaliado com 7,37 em equilíbrio previdenciário.

Já a dimensão Gestão avalia as práticas de administração adotadas pelos municípios, onde Paulista obteve 7,56 em transparência. Já a dimensão Desempenho avalia os resultados de políticas públicas para a sociedade onde Paulista obteve 5,98 em vulnerabilidade social e 5,82 em saúde.

Ao todo 30 indicadores diferentes são avaliados em todas as dimensões.

Os municípios brasileiros são subdivididos em 8 grupos com características socioeconômicas similares, de acordo com os parâmetros de porte e renda per capita, com metas específicas estabelecidas para cada grupo. Para compor os indicadores, são utilizadas diversas fontes de dados de bases públicas como Secretaria do Tesouro Nacional, Ministério Público Federal, IBGE, Datasus, INEP, entre outras.