Vacinação de crianças até um ano deve ser reforçada pelos municípios da Paraíba, diz Saúde

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recomendou o reforço da vacinação de crianças de até um ano de idade para as Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba. Dos 223 municípios, apenas 12 atingiram todas as coberturas vacinais.

 

Os municípios de SertãozinhoAlgodão de JandaíraOlivedosGurjãoZabelêAreia de BaraúnasCoremasSão José de CaianaBernardino BatistaPoço DantasAparecida e Curral Velho, foram os únicos a alcançar as metas recomendadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que são de 90% para Rotavírus e BCG e 95% para as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação da Criança.

 

De acordo com a secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, embora a Paraíba tenha sido o primeiro estado a alcançar a meta durante a campanha contra a poliomielite, as outras vacinas de rotina estão com a cobertura baixa, não atingindo nem 50% em algumas cidades.

 

Os dados parciais de 2022 demonstram baixas proporções de crianças vacinadas na faixa etária de maior risco para as doenças imunopreveníveis, confirmando a necessidade de soluções para aumentar a vacinação. A secretária ressalta que cada município tem autonomia para definir as estratégias de divulgação e ampliação do acesso que melhor encaixe na realidade e necessidade de sua população.

 

"Podemos destacar algumas propostas que favorecem o alcance das metas preconizadas pelo PNI como estender a abertura dos postos de saúde para além do horário comercial, ou aproveitar a ida das crianças aos postos de saúde por outros motivos, como consultas, para realizar a vacina e checar se existem outras vacinas em atraso no calendário. E também fazer busca ativa de crianças e adolescentes, além de garantir a vacinação do público de difícil acesso disponibilizando transporte, equipe e materiais necessários”, destaca a Renata.

A secretária afirmou que a realização de um Dia D de vacinação, ainda em janeiro, está sendo programado junto aos municípios. Por ser realizado aos sábados, o movimento serve para incentivar a população a procurar as unidades de saúde e atualizar os cartões de vacinação da criança.